window.MathJax = { tex: { tags: 'all' } }

Você sabe a importância da distribuição temporal da chuva?

Um hietograma de chuva é um gráfico que relaciona a precipitação com o tempo. Essa variação muda conforme condições do microclima da bacia em estudo. Dessa maneira, como fazer projetos de drenagem se não temos se quer como varia a chuva ao longo de um evento?

Uma das grandes habilidades dos seres humanos é a busca incessante por padrões. Fizemos isso no passado com constelações, por exemplo. Associamos elas a coisas do nosso dia-dia. Isso foi de fato fundamental para a navegação em um momento da história em que não havia ferramentas como GPS mas a navegação era mais que necessária.

Edmond Halley (1656 – 1742), o mesmo do Cometa Halley, foi quem  mapeou várias estrelas e constelações. Na minha visão, facilitar as navegações com mapas estrelares foi muito mais importante do que a descoberta de um cometa que aparece a cada 77 anos aproximadamente. Muito embora descobrir que um cometa aparece a cada 77 anos também seja um padrão interessante!

O que eu quero que você entenda é, se conseguimos buscar padrões para as constelações séculos atrás, será que não conseguimos encontrar padrões nas chuvas de determinada bacia? 

Pois bem, com o fim da revolução industrial, a engenharia hidráulica e hidrológica se desenvolveu rapidamente em função de um novo problema que era a ocupação das cidades, aumento das áreas impermeáveis e consequente aumento de inundações.

Surge-se então uma nova demanda: como projetar estruturas hidráulicas que estão sujeitas a um evento totalmente aleatório?

Desse modo, se fez necessário entender o comportamento das chuvas em cada localidade. Estudos constantes comparando dados medidos por pluviômetros em diversas localidades do mundo foram feitos e padrões foram estabelecidos. Assim surgem-se os métodos de distribuição temporal das chuvas.

A figura representa 3 distribuições diferentes para a mesma precipitação total. Há diversas outras. Observe que a área da curva Intensidade x Tempo é a precipitação total.

Desse modo, uma chuva com mesmo tempo de retorno pode ter impactos totalmente diferentes na bacia em função de sua distribuição temporal.

O engenheiro projetista deve entender que a escolha de métodos sintéticos para a consideração de um evento crítico de projeto deve ser feita com cautela, sendo essa escolha feita para o método que mais se adéqua as condições da bacia em estudo. Você precisa, assim como Halley, decidir qual o padrão da sua bacia se quiser que o remédio (distribuição temporal) funcione direito. Afinal, hidrologia estatística e seus métodos são remédios para o problema que consiste em determinar os padrões da natureza!

Tem dúvidas sobre esses métodos? Assista a aula 3 de distribuição temporal!

Aula – Distribuição temporal das chuvas

 

▼   Ebook Gratuito

▼   Ebook Gratuito

Nossa missão é automatizar cálculos de engenharia e fornecer produtividade para Engenheiros, Arquitetos, Tecnólogos e profissionais da área.

Eng. Marcus Nóbrega

Idealizador do projeto Engenheiro Planilheiro

Artigos relacionados

Lei de Darcy

Lei de Darcy

Lei de Darcy em Meios Porosos Darcy, o mesmo da equação de Darcy-Weisbach para cálculo do fator de atrito em redes pressurizadas, foi um engenheiro francês que viveu no século 19. Henry Darcy formulou, em seus últimos anos de vida antes de contrair pneumonia, a Lei de...

Hidrograma de Nash

Hidrograma de Nash

Hidrograma de Nash Diversas formulações para a determinação de hidrogramas unitários são disponíveis. Uma delas é o uso de uma função Gamma de dois parâmetros para explicar como a resposta de uma bacia se comporta perante um pulso de precipitação. De maneira geral, um...

Modelo de Infiltração – Green-Ampt

Modelo de Infiltração – Green-Ampt

Modelo de Infiltração - Green-Ampt O Modelo de Infiltração de Green-Ampt representa uma contribuição significativa para a compreensão matemática do movimento da água no solo. Até então, 1911, apenas o modelo de Darcy houvera sido proposto e servira de base para a...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Suporte Engenheiro Planilheiro
Tem alguma dúvida ou sugestão? Entre em contato conosco!